terça-feira, 10 de novembro de 2009

35º Dia - Desafio - O Amor presta contas

Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos
quando há muitos conselheiros. - Provérbios 15:22

As poderosas sequóias elevam-se a uma altura de até cem metros no ar e podem resistir à pressões ambientais intensas. Os relâmpagos podem atacá-las, ventos violentos podem soprar e os incêndios das florestas podem se alastrar ao redor delas. Mas a sequóia resiste, permanecendo firme, tornando-se cada vez mais firme a cada provação. Um dos segredos da força dessas árvores gigantes está abaixo da superfície. Ao contrário de muitas árvores, ela se estende e interliga suas raízes com as sequóias ao seu redor. Ela se torna mais fortalecida e resistente pela força das outras. O segredo da sequóia é também a chave para manter um casamento forte e saudável. 
O casal que enfrenta os problemas sozinho está mais sujeito a se separar durante os tempos difíceis. Todavia, aqueles que interligam suas vidas em uma rede de outros casamentos fortificados, aumentam radicalmente as chances de sobreviver às tempestades violentas. É fundamental que o marido e a esposa tenham conselhos divinos, amizades saudáveis e conselheiros experientes. Todos precisam de conselhos sábios no decorrer da vida. As pessoas sábias constantemente os buscam e os recebem com gratidão. Por que gastar anos da sua vida aprendendo lições dolorosas quando você pode descobrir essas mesmas verdades em poucas horas de
aconselhamento? Por que não cruzar a ponte que outros construíram? A sabedoria é mais valiosa que o ouro. Não recebê-la é como deixar que moedas valiosas escorreguem pelos seus dedos. Bons conselheiros para casais lhe alertam antes de você tomar uma decisão ruim. Eles lhe encorajam quando você está quase desistindo. E eles lhe incentivam quando você alcança novos níveis de intimidade em seu casamento. Você precisa de um casal mais experiente ou um amigo do mesmo sexo a quem possa recorrer para obter bons conselhos, suporte em oração e até mesmo prestar contas regularmente dos seus atos? Você tem alguém que fale honestamente com você? Você e seu cônjuge precisam desse tipo de amigos e conselheiros de base consistente. A Bíblia diz, ''Antes exortai-vos uns aos outros todos os dias para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado" (Hebreus 3: 13). Se o seu casamento está se enforcando ou se ele já está direcionado ao divórcio, então você precisa parar tudo e buscar conselho sólido o mais rápido possível. Busque um pastor, um conselheiro cristão ou um aconselhamento para casais ainda hoje. Por mais que a princípio pareça estranho falar da sua vida para alguém que você não conhece, seu casamento merece cada segundo gasto e cada sacrifício que você fará por ele. Mesmo que o seu casamento esteja firme, ainda assim, você precisa da mesma forma de conselheiros honestos e abertos - pessoas que podem lhe incentivar e fazer o seu casamento ainda melhor.
Se isso não soa tão importante para você, seria uma excelente idéia se perguntar por quê. Você tem algo a esconder? Está com medo de se sentir envergonhado? Você acha que o seu casamento não precisa de ajuda exterior? Mergulhar em um rio de influências positivas não lhe atrai? Não seja o capitão de outro "divórcio Titanic" por ignorar os sinais de alerta ao seu redor, quando você poderia ter sido ajudado. 

» Desafio de hoje »

Busque um conselheiro para casais - alguém que seja um cristão firme e que será honesto e amoroso. Se você sente que o aconselhamento é necessário, então dê o primeiro passo para marcar o primeiro encontro. Durante esse processo, peça a deus para direcionar suas decisões e discernimento.
Quem você escolheu? Por que você elegeu esta pessoa? O que você espera aprender com ela? 
Trechos do livro: O Desafio de Amar