terça-feira, 24 de novembro de 2009

Abraão - Nosso Pai da Fé 7


"E TE ENGRANDECEREI O NOME" - Manter o bom nome, naqueles dias, era algo extremamente valioso para uma família. Se alguém cometesse um erro grave, e envergonhasse o nome da família, seria excluído do clã. Assim como era muito importante o casal gerar um filho homem, para manter o nome da família, também era de suma importância que este mantivesse seu nome limpo.
No caso de Isaque, por exemplo, temendo que seu filho se casasse com uma mulher estrangeira e interrompesse a pureza de sua linhagem, Abraão enviou seu servo mais fiel para lhe buscar uma esposa entre o seu próprio povo.
Abraão tipificava o Senhor Jesus, e assim como através do Seu nome importa que sejamos salvos, o nome de Abraão serviu, e serve ainda, como referência ao Único e Verdadeiro Deus: o Deus de Abraão. Quando se ora em o nome do Senhor Jesus ao Deus de Abraão, não se está orando a um deus desconhecido. Milhares de deuses eram invocados na Antigüidade, e até hoje continuam sendo como naqueles tempos de intenso paganismo! A fé sempre foi algo latente entre todos os povos, mas qual o Deus verdadeiro para se invocar? Por causa de Abraão ficou identificado o Único e Verdadeiro Deus!

O Deus de Abraão!

Mais valiosos que sejam os bens materiais de uma pessoa, eles sempre serão como fumaça. Cedo ou tarde, o tempo se encarregará de dissipá-los. Mas o bom nome jamais será esquecido. Ainda que não haja registro nos livros, ele permanecerá para sempre, porque no Livro da Vida se manterá e ninguém apagará! O de Abraão é um exemplo.

Nenhum país, cidade ou município, nem mesmo uma praça sequer tem escrito o nome de Abraão. Contudo, seu nome não apenas lembra, mas reaviva a fé sobrenatural, que deu origem a muitas nações, especialmente
aquela pela qual veio o Senhor Jesus Cristo. Seu nome é um dos mais honrados de toda a história da humanidade. A Bíblia diz: "Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas..." (Provérbios 22.1). Isso reflete bem o sentido mais amplo do significado de um bom nome naqueles tempos. O clã de uma pessoa dependia do seu bom nome. Se este se corrompesse, seria apagado da face da Terra. Mas se fosse resguardado, seus descendentes seriam respeitados e até beneficiados por causa dele.
Agora se pode entender melhor a razão por que o Senhor Jesus orou ao Pai (João 17)3. Cumprindo então Sua promessa, Deus tem elevado o nome de Abraão através dos milênios. Não há nem sombra de dúvida quanto à grandeza dele e dos fatos concernentes a ele. Quando se fala em Abraão, logo vem à memória o seu Deus, bem como todos os Seus grandes  feitos na sua vida e na sua descendência.

Trechos do livro: A Fé de Abraão - Edir Macedo