segunda-feira, 16 de abril de 2012

Outros Titanics memoráveis

titanic Outros Titanics memoráveis
Agora que Titanic, de James Cameron, voltou em cópia nova em 3D, acho que é o momento certo de relembrar outros filmes sobre o tema de que eu gosto bastante. Alguns deles não estão disponíveis tão fáceis, mas merecem destaque. Um deles é o musical A Inconquistável Molly (The Unsikable Molly Brown, 64), de Charles Walters, que deu a indicação ao Oscar para Debbie Reynolds, que faz o personagem real de Molly Brown, milionária que estava a bordo e agiu heroicamente no salvamento. O personagem aparece nos outros filmes como Thelma Ritter (versão de 53) e Kathy Bates na versão de Cameron. O filme ilustra muito bem o título americano de A Inafundável.

000000 Outros Titanics memoráveis
Outro é o filme alemão também chamado Titanic realizado sem autorização em 1943, por Herbert Selpin, com Sybille Schmitz, Hans Nielsen. Ele foi depois proibido porque foi feito durante o nazismo e sem autorizações. Naturalmente os detalhes não são exatos porque ainda eram desconhecidos na época. Mas é bem feito e a serio. Mas teve uma existência complicada, o diretor inclusive foi preso pela Gestapo durante a produção e Goebbels, ministro da propaganda o proibiu na Alemanha (porque não gostou das cenas de pânico achando não apropriada) só o liberando para o exterior.

11111111111 Outros Titanics memoráveis
Em 1949, os alemães poderiam ver o filme, mas os aliados proibiram sua exibição na Alemanha ocupada porque era propaganda antibritânica! Quando o filme foi confiscado pelos aliados a cenas do afundamento foram recicladas por inúmeros filmes e shows de TV. Elas foram rodadas ao borda do navio de luxo Cap Arcona, que foi usado depois para evacuar para a Dinamarca prisioneiros do campo de concentração Neuengamme (perto de Hamburgo - mas foi atingido acidentalmente por forças aliadas e quase todos morreram).

O filme foi também requisitado pelos soviéticos que o exibiram em todo seu território e por isso algumas pessoas até achavam que era produção russa. Há vários outros filmes sobre o tema, inclusive uma minissérie para a TV com Catherine Zeta-Jones, de 96, conhecido aqui como Titanic 2(?), e que tem ainda George C. Scott como o capitão, Peter Gallagher, Eva Marie Saint e Marilu Henner (como Molly Brown).
the titanic dvd full screen ve Outros Titanics memoráveis
Mas os meus preferidos são estes dois que existem em DVD, a versão da Fox que se chamou originalmente Náufragos do Titanic (e gosto porque é cheia de romance e emoção) e a britânica que justamente o oposto sóbrio, semi documentário Somente Deus por Testemunha.

Leiam a seguir:
Titanic (1953) **** Título Original: Idem.
Idioma: Inglês. Legendas: Português. Gênero: Drama. Formato: Standard. Tempo: 98 min. Preto e branco. Ano: 1953. País de origem: EUA. Distribuidora: Fox. Censura sugerida: Livre. Censura original: não tem.

0 Outros Titanics memoráveis
Diretor: Jean Negulesco. Elenco: Barbara Stanwyck, Clifton Webb, Robert Wagner, Audrey Dalton, Thelma Ritter, Brian Aherne, Edmund Purdom, Allyn Joslyn, Frances Bergen.

Sinopse: O trágico naufrágio do transatlântico Titanic, quando bate num Iceberg.

Comentários: Exibido em nossos cinemas como Náufragos do Titanic e lançado em DVD para aproveitar o relançamento em edição especial da versão de 1997, do mesmo estúdio, este é mais modesto, mas a melhor versão feita até hoje (fora Cameron, que assim mesmo tem defeitos graves, como elenco de apoio). Simplesmente porque conta uma história mais humana e sensível, centrando a ação não na tragédia geral, mas num casal rico que tem problemas quando o marido (Webb, então grande astro em papéis de homens pedantes) descobre que o filho menor não é seu e o despreza (enquanto justamente o garoto o venera).
0014 Outros Titanics memoráveis
Barbara faz a esposa infiel e a encantadora Audrey a filha mais velha, que tem um romance com um rapaz da outra classe (Wagner, num dos papéis que o transformaram em astro). Thelma Ritter, a grande coadjuvante, faz o personagem de Molly Brown, aqui como Maude Young, vivido depois por Debbie Reynolds, em A Incrível Molly.

Robert Wagner insiste que começou durante as filmagens um romance secreto com a estrela - muito mais velha do que ele - Barbara Stanwyck e que durou alguns anos! Foi indicado ao Oscar de Direção de Arte e ganhou o de Roteiro. Confira. Extras: Documentário: Além do Titanic:História vs Hollywood, trailer de cinema.

Somente Deus Por Testemunha *** Título Original: Night To Remember, A.

Idioma: Inglês (2.0). Legendas: Português, Espanhol, Inglês. Gênero: Drama. Formato: Widescreen 1.66:1. Tempo: 118 min. Preto e Branco. Ano: 1958. País de origem: Inglaterra. Distribuidora: Magnus Opus. Censura Sugerida: 12 anos. Censura Original: não tem.
somente1 Outros Titanics memoráveis
Diretor: Roy Ward Baker. Elenco: Kenneth More, Ronald Allen, David McCallun, Frank Lawton, Laurence Naismith, Richard Leech, Andrew Keir.

Sinopse: Em 1912 o luxuoso transatlântico Titanic, considerado o mais seguro do mundo, bate em um enorme iceberg e começa a afundar. A tripulação então tem que lutar para salvar o maior número possível de pessoas.

Comentários: Clássica versão inglesa do naufrágio do Titanic, a primeira com preocupação de semi-documentário e se baseando em documentos autênticos. Ao contrário das americanas de 1953 e 1997, foge da fórmula Grande Hotel (vários dramas pessoais e romances entrecruzados) e foca na tragédia, com uma abordagem documental, muito sóbria (às vezes até demais) e bem inglesa.

O roteiro de Eric Ambler baseou-se no livro de Walter Lord, escrito a partir de depoimentos de dezenas de sobreviventes, e é bastante equilibrado e fiel aos acontecimentos (o erro mais grave, mostrar o navio afundando inteiro e não partido ao meio, deve-se a na época ainda não terem sido feitas as pesquisas submarinas que comprovariam o fato).
somente Outros Titanics memoráveis
Também são bons os efeitos especiais, principalmente o grande modelo (com 11 metros de comprimento) do transatlântico usado para as tomadas do progressivo afundamento. Algumas poucas cenas foram aproveitadas do filme alemão de propaganda nazista Titanic (Idem, 1943, vide verbete).

Sem grandes astros, mas repleto de rostos conhecidos do cinema inglês, deve seu bom resultado também a direção segura do bom profissional Roy Ward Baker, que depois faria carreira nos filmes de terror da Hammer e Amicus. Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em Língua Inglesa. Edição traz boa cópia já que foi usada a restaurada pela Criterion americana, apenas um pouco lavada. Como extras, trailer e biografia do diretor. 12 capítulos.