quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Linus Torvalds no Brasil

Durante sua primeira visita ao Brasil, Linus Torvalds afirmou que a plataforma foi criada para fazer as pessoas trabalharem juntas.  Criador do Linux: "a comunidade não tem inimigos"

As constantes disputas entre a plataforma de código aberto e os softwares convencionais foram um dos temas discutidos na palestra do criador do Linux, Linus Torvalds, na manhã desta terça-feira (31/8), durante o evento Linux Con Brasil 2010, que acontece em São Paulo.

“A comunidade Linux não tem inimigos. Apesar de termos tirado uma fatia de mercado de outras empresas, também contribuímos para o crescimento desse mesmo mercado”
, afirmou Trovalds, durante sua primeira visita ao Brasil. Na sequência, no entanto, ele citou que existem alguns inimigos óbvios, como a Microsoft.

Quando questionado sobre pessoas que têm medo de migrar de sistemas "tradicionais", como Windows e Mac OS, para o Linux, Torvalds - que criou o sistema operacional em sua própria casa, como um hobby - disse que a melhor forma de analisar a migração é usar versões de teste. Ele disse ainda entender esse receio. "O Linux é realmente fácil atualmente, mas não é o Windows", analisou, complementando: "Não é sobre o Linux ser difícil, mas sobre as pessoas que, às vezes, não querem aprender algo novo. Eu não estou interessado em fazer o Linux dominar o mundo."

 
Além disso, durante a coletiva de imprensa e depois em um painel aberto para o público, Torvalds se colocou como um "ponto neutro", dizendo que não liga para questões de mercado. "Nunca me preocupei com dinheiro. Apenas em me divertir na frente do computador. Eu faço o Linux porque eu me divirto fazendo isso".

Por Luiz Mazetto, da PC World