sábado, 18 de setembro de 2010

Nasa testa miniestufas para implantação em aeronaves

Sistema vai permitir a produção de vegetais e frutas em viagens espaciais

A Nasa, agência espacial norte-americana, começa a adotar uma nova estratégia para fornecer alimentos às equipes que fazem viagens interplanetárias: produzir sua própria comida.



De acordo com material publicado no blog Inhabitat, a ideia é que as aeronaves abriguem um espaço para o cultivo de frutas e vegetais, como uma horta ou um viveiro de mudas. Um dos primeiros protótipos é uma miniestufa que funciona com baixa potência e tem baixa manutenção.
Chamado de Veggie, o sistema de produção de vegetais é equipado com LEDs que emitem luz com uma frequência que pode ser absorvida pelas plantas. 


O sistema está sendo testado numa base da Orbitec, empresa de pesquisa aeroespacial ligada à Nasa, num deserto do estado americano do Arizona, antes de ser enviado para a Estação Espacial Internacional para testes em órbita.

Os experimentos com o Veggie estão sendo feitos com três tipos de alface. Na fila para os próximos testes estão variedades de tomate, rabanete e pimenta.
"O sistema Veggie vai possibilitar a produção de diversas plantas na Lua, em Marte e em qualquer outro lugar. E, a propósito, os vegetais são deliciosos”, disse o presidente da Orbitec, Tom Crabb.

Globo Rural Online