sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

‘Dead Island’ já causa polêmica


A polonesa Techland divulgou nesta semana o trailer de Dead Island, um FPS de terror em desenvolvimento desde 2007. A qualidade do vídeo é indiscutível e sua capacidade de comoção é absurdamente impressionante. Bem como lembrou o Games Blog, do The Guardian, o trailer do jogo, nada linear, lembra um clipe da música The Scientist, do Coldplay, onde todas as ações acontecem de trás para frente.

A polêmica, no entanto, fica por conta do enredo do trailer. No recorte em questão, os produtores destacaram uma família, cuja filha, uma criança, é atacada por um zumbi. Ela é jogada pela janela pelo pai depois de virar um “mini-monstro” e tentar mordê-lo. Nada estranho para um jogo…de zumbis.

O que especialistas em games têm questionado em espaços dedicados ao assunto, como o site britânico MCV, é até onde as campanhas de marketing podem ir, antes de tornarem-se antiéticas. O uso da imagem de uma criança sendo morta, aponta Ben Parfitt em seu artigo, é exagerado e mostra o quão a indústria de jogos, bem como outros setores, precisa de uma regulamentação.

Para Keith Stuart, colunista do The Guardian, toda essa controvérsia é normal e até um tanto quanto esperada. A figura do zumbi, relembra Stuart em uma entrevista com o co-produtor de Resident Evil 5, Masachika Kawata, é a imagem de um morto-vivo que, mesmo inconscientemente, lembra um humano. É por essa razão que as polêmicas em torno de jogos do gênero são recorrentes.

Em 2009, quando Resident Evil 5 foi lançado, um trailer que mostrava um zumbi negro – o jogo acontece na África – atacando um personagem branco foi considerado racista pela crítica. Uma grande bobagem, é claro.
O que não se pode ignorar é a qualidade da produção do vídeo de divulgação de Dead Island, que chega às lojas ainda neste ano. O game sairá nas versões para PC, PS3 e Xbox 360.

Assista ao trailer a seguir e deixe a sua opinião: