terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Nasa divulga primeira imagem 360 graus do Sol

Sondas colocadas em lados opostos do astro irão ajudar a planejar missões futuras, tripuladas ou não.

Concepção artística mostrando as sondas gêmeas que registraram as primeiras imagens completas do Sol
Concepção artística mostrando as sondas gêmeas que registraram as primeiras imagens completas do Sol (Nasa)

A agência espacial americana (Nasa) divulgou no fim deste domingo (6) a primeira imagem 360º do Sol. A foto foi gerada por duas sondas idênticas, posicionadas em lados opostos da estrela. A capacidade de observar o astro por inteiro permitirá aos cientistas entenderem melhor os complicados padrões climáticos do Sol facilitando futuras missões — tripuladas ou não — pelo Sistema Solar. Além disso, os astrônomos poderão entender melhor como o astro influencia a Terra.

                               Nasa
Cada uma das sondas foi posicionada em lados opostos do Sol

Cada uma das sondas foi posicionada em lados opostos do Sol. No passado, uma atividade solar poderia emergir em um lado não observável do Sol, completamente escondido dos observatórios da Terra. Depois disso, a rotação da estrela faria com que essa região ficasse virada para o nosso planeta, lançando grandes quantidades de energia e prejudicando os sistemas eletrônicos da Terra, sem que os cientistas conseguissem prever o evento e tomar as devidas providências.

Graças às imagens das sondas, isso não vai mais acontecer. "A previsão do tempo no espaço ficou mais precisa", afirmaram os astrônomos da Nasa em um comunicado no site da agência. Além da Terra, os cientistas poderão prever tempestades solares em direção a outros planetas, melhorando a capacidade de planejar missões para outros astros do Sistema Solar.

Lançadas em 2006, as sondas monitoram o fluxo de energia e matéria que parte do Sol em direção a Terra. A missão observou o astro por completo, pela primeira vez, em 2007. Em 2009, as sondas construíram imagens tridimensionais das erupções que acontecem na superfície do Sol.

De acordo com David Parker, diretor de exploração espacial e científica da agência espacial britânica, "além do melhor conhecimento do sistema planetário em que vivemos, as missões solares são importantes para entender como a nossa estrela pode afetar o planeta Terra e a vida". 

Fonte:  Veja