quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

SPFW: 5° dia tem encontro de tops, Aguilera e dança

 . Foto: Carlos Zambrotti/Roberto Filho/AgNews
Foto: Carlos Zambrotti/Roberto Filho/AgNews
SPFW reuniu tops dos anos 90, cantora internacional e espetáculo no meio da passarela


O quinto dia da São Paulo Fashion Week, na terça-feira (1), começou como um reencontro de amigas. Rostos da moda brasileira nos final dos anos 90, as tops Carol Ribeiro, Isabella Fiorentino, Luciana Curtis, Ana Claudia Michels, Cássia Avila, Mariana Weickert e as gêmeas Carolina e Mariana Bittencourt, desfilaram para Marcelo Sommer e a sua Do Estilista. Após a apresentação, as modelos - exceto Weickert, que não se mostrou empolgada - se reuniram no backstage e celebraram. "Fiz parte dessa história desde o começo e foi muito gostoso desfilar ao lado das modelos da minha geração", disse Luciana.

O desfile de Sommer, no entanto, foi criticado pela disposição dos convidados. Com a sala lotada, parte das pessoas ficou de costas para as modelos, enquanto a fila A, dos "amigos", teve visão privilegiada. Aos que conseguiram ver, o criador mostrou saias rodadas, calças de montaria, blusas de renda, macacão de poás, além de olhos esfumaçados em tons cinza, boca vermelha, sombra iluminadora, blush e unhas nude.
Em seguida, como convidada, a estilista portuguesa Ana Salazar apresentou sua coleção na SPFW. Inspirada na floresta, Ana mostrou camuflagens, peles, sarjas, musselines, jaquetas perfectos e estampas naturalistas. Para dar ares contemporâneos a suas modelos, a criadora usou golas volumosas, couro fosco, vestidos, calças skinny, leggings e looks coloridos.
O terceiro estilista do dia era um dos mais esperados desta edição. E Fause Haten não deixou por menos ao sacudir a maratona fashion com dança e performance. Após um desfile silencioso, apenas com os passos das modelos sobre o tablado, o bailarino Gustavo Soares entrou na passarela empurrando um piano. Do instrumento, surgiu a bailarina Melissa Soares e os dois dançaram para encerrar a apresentação. Nos looks das modelos, sapatos com saltos inusitados, transparência, brilho, pele, vestidos, bolsas e joias.
Se Fause Haten optou pela arte, Jefferson Kulig preferiu levar um toque de tecnologia à passarela. Em um clima futurista e punk rock, o estilista apresentou uma saia de aramado com silicone e rendas tecnológicas, e vestidos em materiais como o couro e pele, e algumas tachas.
Para encerrar o penúltimo dia da maior semana de moda da América Latina, Lino Villaventura homenageou o próprio evento, que completa 15 anos em 2011, e seu mentor, Paulo Borges. Em seu desfile, Lino desconstruiu o banal brincando com formas e volumes, e usando recortes laterais, transparência, solados coloridos dos sapatos, bordados geométricos e gráficos.
Mas a badalação ficou por conta de mais uma celebridade internacional esperada para o evento. Cercada por seguranças, de vestido curto e batom vermelho, a cantora pop americana Christina Aguilera foi à SPFW oficializar a parceria com a loja de departamentos C&A para o lançamento de uma coleção exclusiva de roupas. Em entrevista coletiva rápida, falou dos looks que assinará, elogiou a "recepção calorosa" e cogitou fazer um show no País. "Sempre amei a ideia de vir ao Brasil, essa paixão, essas pessoas maravilhosas. Realmente, estou pensando em fazer um show aqui por essa acolhida tão calorosa, e ver também os meus fãs também enche meu coração", disse.
Apesar de Aguilera e das grandes tops no desfile de Sommer, a terça-feira teve poucos famosos circulando na Bienal. Entre os "menos ligados ao mundo fashion", estavam o vocalista da banda NX Zero, Di Ferrero ("Eu estou vendo que o pessoal aqui na SPFW esta se passando por uma coisa que não é"), Geisy Arruda ("Eu sou muito econômica, nunca paguei mais de R$ 200 em uma peça de roupa") e a Panicat Lizzy Benites, a Piu-Piu. Também passaram por lá a atriz global Rosi Campos, a cantora Mariana Belém, o DJ Zé Pedro, a VJ MariMoon e a primeira-dama de São Paulo, Lu Alckmin.

(Com colaboração de Ale Ougata, Gabriel Perline e Simone Sartori)

Fonte:  Moda Terra