quinta-feira, 18 de março de 2010

Organização da Casa - Cozinha

Um dos problemas mais comuns, segundo Heloisa, é o acúmulo de itens que não serão mais colocados em uso ou quebrados, que acabam atrapalhando a praticidade do espaço. Quebrou, tire de circulação na mesma hora. Vale para utensílios como tupperwares (com as tampas sem potes ou os potes sem tampa) e com o eletrodoméstico que quebrou e você está programando para levar ao conserto.

Comece se desfazendo de tudo aquilo que você não usa, e que só serve para ficar acumulado em algum lugar. Ambiente organizado é aquele onde você encontra facilmente tudo que usa, precisa ou gosta. O trabalho inicial é o mais árduo. Depois,quanto menos bagunça houver na casa, mais rápida e fácil será a tarefa de limpá-la e de mantê-la arrumada e organizada.

Segundo Kelley Lara, utensílios como talheres e até mesmo temperos devem estar sempre perto do fogão, de preferência em gaveteiros com divisórias adequadas para cada objeto. Se você não tiver muito espaço, você pode utilizar porta talheres que protegem, organizam e economizam espaço.

O mesmo vale para bucha, detergente e panos de limpeza. Para facilitar a organização desses itens, utilize um organizador de pia.

Outra dica, segundo Heloisa, é cuidar da boa manutenção dos utensílios e mantê-los bem limpos, pois com o tempo a sujeira, como a gordura, vai estragando as peças.


Despensa ou armário de alimentos
Organize por fileiras. Faça uma só com caixas de leite, outra de sabão em pó, água sanitária e assim por diante. Separe o material de limpeza dos comestíveis. Isso ajuda na hora de fazer a lista de compras e também auxilia a localizar rapidamente os produtos. Facilite a organização dos objetos utilizando mini prateleiras, que funcionam como um degrau e facilitam a visualização, principalmente, dos enlatados.


Louça
Separe o que mais usa daquelas coisas que só vão à mesa em ocasiões especiais, evitando o trabalho de tirar um monte de coisas para pegar o que está embaixo. Armário em que se mexe demais precisa ser limpo uma vez por semana. Por exemplo: para talheres e louça usados somente em dias festivos, utilize capas protetoras. Existem no mercado capas organizadoras para talheres, capas para baixelas e capas protetoras de louça. Muitas pessoas não se desfazem de louças ou peças lascadas para não ficar com o jogo desfalcado, mas não voltam a usá-las, pois servir alguém num prato assim não é nada elegante. Não guarde: doe ou jogue fora.


Fonte: Casa & Cia