terça-feira, 20 de julho de 2010

Dica de Antivirus

VirusTotal Uploader verifica downloads, anexos de e-mail e qualquer outro arquivo utilizando 40 diferentes ferramentas de varredura e checa se ele é seguro para seu computador. E submeter um documento ou arquivo suspeito é tão fácil quando clicar com o botão direito do mouse sobre ele. Para isso, é necessário baixar e instalar um utilitário gratuito que será responsável pelo envio do arquivo.

A nova interface da ferramenta pode, agora, fazer varreduras a partir de uma URL, o que significa que um arquivo suspeito nem precisa ter chegado fisicamente ao seu sistema para ser verificado.

Mesmo as melhores ferramentas antivírus ainda deixam escapar alguns arquivos maliciosos, por isso submeter qualquer arquivo suspeito a 40 diferentes ferramentas de análise é algo muito bem-vindo e é isso que o site VirtusTotal.com faz. Pode ser que o serviço aponte alguns falsos positivos, mas isso não desqualifica o serviço.
Para submeter um arquivo suspeito à avaliação do site, além do aplicativo indicado acima, você pode ir até a página do VirtusTotal.com e fazer o upload na mão (a interface do site está em português). Basta selecionar o arquivo e clicar no botão Enviar Arquivo. O arquivo não pode ter mais de 20 megabytes.

Erik Larkin
Fonte: PC World/EUA