segunda-feira, 19 de julho de 2010

Por que falas ao povo por parábolas?


“Os discípulos aproximaram-se dele e perguntaram: "Por que falas ao povo por parábolas?" Ele respondeu: "A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não. A quem tem será dado, e este terá em grande quantidade. De quem não tem, até o que tem lhe será tirado. Por essa razão eu lhes falo por parábolas: " 'Porque vendo, eles não vêem e, ouvindo, não ouvem nem entendem'. Neles se cumpre a profecia de Isaías: " 'Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão. Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria'. Mas, felizes são os olhos de vocês, porque vêem; e os ouvidos de vocês, porque ouvem. Pois eu lhes digo a verdade: Muitos profetas e justos desejaram ver o que vocês estão vendo, mas não viram, e ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram” (Mateus 13:10-17).
 
Mas o que seria mais importante, pelo menos para nós agora, é a pergunta dos discípulos de Jesus feita para o próprio Jesus depois do pronunciamento da parábola: “Por que falas ao povo por parábolas?” Por que não falas de forma direta, para que todos entendam, para que todos percebam, para que todos saibam o que o senhor está de fato dizendo? Seria mais ou menos isso. Por que falas de maneira “misteriosa”? E a resposta de Jesus a essa pergunta é o “meio” entre a parábola e a explicação, é o texto que lemos. E o meio (verso 11) antes da explicação (verso 18) começa com a seguinte frase: “A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não”. É como se houvesse no discurso de Jesus uma fala misteriosa por trás da fala comum, por isso alguns ouviriam o discurso e outros ouviriam e entenderiam o discurso, pois a eles seria dada uma explicação. Talvez por isso a parábola termine de uma forma vocativa: “quem tem ouvidos, ouça” (verso 09).

Ainda dentro da parábola do semeador, agora em Mateus, encontramos um “meio” que divide a parábola e a explicação dela, que só é dada depois aos discípulos mais próximos (verso 18ss). E esse meio, que foi lido por nós em Mateus, também está em Lucas (capítulo 8) e em Marcos (capítulo 4), sendo que em Lucas esse meio é muito mais curto, muito mais sucinto, mais direto, são apenas dois versos, enquanto que em Mateus são oito os versos - em Marcos são três versos, só que em Marcos os versos são maiores do que em Lucas, fazendo de Lucas o texto menor.
 
 Jesus utiliza-se das parábolas para transmitir ensinamentos profundos. A despeito disso, a maioria delas sempre é marcada pela simplicidade e brevidade. Poucas delas são longas, como acontece com a Parábola dos Talentos (Mt 25.14-30) ou a Parábola do Filho Pródigo (Lc 11.32). Jesus ministrava sua mensagens com facilidade em todos os níveis sociais. Ele tinha conhecimento das mais diversas áreas da sociedade e sabia quais eram as suas necessidades. Conhecia os fariseus e os peritos na lei. Por meio de suas parábolas Jesus levou aos seus ouvintes a mensagem de salvação, conclamava a se arrependerem e a crerem. Aos crentes, desafiava-os a porem a fé em prática, exortando seus seguidores à vigilância. Quando seus discípulos tinham dificuldade para entender as parábolas, Jesus interpretava. 
 
O significado das parábolas nem sempre foi patentemente evidente, mesmo para o coração humilde, mas a mesma história que afastou o altivo rindo presunçosamente, trouxe de volta o humilde fazendo perguntas. Os discípulos de Jesus não entenderam porque Ele começou subitamente a ensinar exclusivamente por parábolas (Mateus 13:10, 34-35), ou o que Suas histórias incomuns significavam, mas tinham aquela simplicidade de coração que os trouxe de volta pedindo mais informação (Mateus 13:36; Marcos 4:10; Lucas 8:9). Também temos essa escolha. Quando somos confrontados com alguma declaração desafiadora da Escritura, podemos tanto sair em desespero e confusão, ou ficar ali pacientemente para aprender mais. Nossa resposta revelará se nos é dado saber os mistérios do reino de Deus e que tipo de coração temos.
 
Fontes: