segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Alimente-se com qualidade e melhore seu humor

Conheça alguns alimentos que podem melhorar o seu bem-estar 


Quando ficamos muito tempo sem comer, ocorre uma diminuição na liberação de serotonina, uma substância química responsável pela transmissão dos impulsos nervosos entre os neurônios. Essa diminuição causa aquele mau humor insuportável. Outro motivo que leva quem se alimenta mal a ficar mal humorado, é a liberação de cortisol, hormônio diretamente relacionado com o humor.

Além disso, a fome faz com que o corpo libere neurotransmissores e outras substâncias que, dependendo das situações e da quantidade liberada, também fazem com que o indivíduo fique bem ou mal humorado.

A solução não é só alimentar-se regularmente, mas sim tomar conta do que exatamente se alimentar. Alguns alimentos influenciam no humor, como por exemplo, uma dieta restrita em carboidratos. Ela pode prejudicar o humor porque o combustível do cérebro é a glicose, que por sua vez é produto da digestão dos carboidratos, que geram energia e são responsáveis pelo bom funcionamento do cérebro. Para isso, devemos dar prioridade aos carboidratos complexos (grãos e cereais integrais). 

Outro indicado como um dos maiores inimigos do bom humor é o açúcar refinado, pois ele causa um pico de glicemia, um pico de euforia que é temporário. Essa concentração de glicose e consequente energia e euforia cai logo, deixando uma sensação de mau humor e moleza. Por isso, fuja dos doces e do cafezinho com açúcar. 

 
Quais outros alimentos influenciam no nosso humor?
A laranja, a acerola e o agrião são fontes de vitamina C, que também influencia no humor. Estes alimentos devem ser consumidos crus, pois o cozimento e a exposição a luz oxidam a vitamina, fazendo-a perder suas propriedades. A vitamina B também tem seu papel nessa briga contra o mau humor. Você pode encontrá-la no atum, lentilha e pimenta.

O delicioso chocolate tem em sua composição uma substância chamada teobromina, um estimulante que aumenta a liberação de serotonina e consequentemente a sensação de bem-estar. Mas lembre-se que apesar de delicioso, ele é rico em gordura, que faz você ganhar peso e ganhar peso causa um mau humor danado.

Fonte:  Minha Vida