segunda-feira, 4 de outubro de 2010

"Levar um fora"

"Levar um fora" reduz drasticamente a frequência cardíaca

O fim de um relacionamento é sentido da mesma forma que uma dor física

Fim de um relacionamento reduz batimento cardíaco
                                                      (Jeffrey Hamilton/Thinkstock)

Romper um relacionamento pode não afetar apenas a parte emocional dos envolvidos. O termo “coração partido”, usado para expressar a dor emocional vivida então, vai além. De acordo com uma pesquisa publicada no Psychological Science, quando acontece o término de uma relação, o coração pode reduzir drasticamente seus batimentos por um breve momento. E quanto mais rejeitados nos sentimos, mais lentos ficam os batimentos cardíacos.

Durante os experimentos, os cientistas descobriram que as dores física e emocional são processadas na mesma região do cérebro. Isso significa que o fim de um relacionamento é tão doloroso para o corpo quanto para a mente. O efeito direto sentido no sistema nervoso explicaria ainda porque algumas pessoas têm dificuldades de comer ou dormir nessas ocasiões.

Para chegar aos resultados, os pesquisadores fizeram um grupo de voluntários avaliar fotos dos demais membros do mesmo grupo. As taxas cardíacos dos participantes caíram antes e depois de saberem a opinião alheia. Mas quando era dito que a foto não havia agradado outra pessoa, os batimentos do coração tiveram uma redução drástica, e acabaram demorando mais para voltar ao seu ritmo normal.

“Uma rejeição social inesperada pode mesmo “partir o coração” de uma pessoa. E isso é um reflexo do abrandamento temporário do batimento cardíaco”, dizem os pesquisadores da University of Amsterdam e da Leiden University, responsáveis pelo estudo.

Fonte:  Veja

Jeremias (17.9) diz: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?".

O coração é impotente e impróprio para enfrentar qualquer tipo de dificuldade, pois não foi feito para lutar, mas para sentir. É incapaz de inspirar a melhor direção, de inspirar algo realizável. É incapaz de lutar e de fazer a escolha certa. 

Pense nisso!