quarta-feira, 9 de março de 2011

Como usar o Facebook?

O Facebook ainda não é a rede social mais popular entre os brasileiros, porém, mês a mês ele vem angariando mais usuários daqui. Se você já usa o Orkut e deseja fazer parte da rede social que mais cresce no Brasil, se ligue, pois hoje você vai aprender como entrar no Facebook e dar os primeiros passos na personalização do seu perfil.
 
Criando seu perfil no Facebook

Passo 1. Para começar, acesse o Facebook e faça seu cadastro.

Importar contatos (Foto: Reprodução/Camila Porto) 
Importar contatos (Foto: Reprodução/Camila Porto)
 
Passo 2. Assim que você se cadastrar, você terá que passar por três etapas. A primeira é a de importar seus contatos de e-mail do Hotmail, Gmail ou outro serviço de mensagens. Nesta etapa, o Facebook tentará achar todos os seus amigos que já estão cadastrados na rede, procurando-os pelo e-mail de cadastro. O serviço é opcional, e se você não quiser importar contatos, basta clicar em “Pular esta etapa”.
Passo 3. Insira suas informações pessoais, como onde você cursou ou cursa o ensino médio, faculdade e/ou onde você trabalha. O preenchimento destas informações também é opcional, mas pode te ajudar a achar velhos amigos.
Passo 4. O Facebook sugere, na etapa seguinte, uma série de perfis que você possa conhecer. Se houver conhecidos, adicione-os e clique em “Salvar e continuar”. Se não, clique em “Pular” para prosseguir.

Foto de perfil (Foto: Reprodução/Camila Porto) 
Foto de perfil (Foto: Reprodução/Camila Porto)
 
Passo 5. Agora, insira uma foto sua para ser exibida em seu perfil. Esta etapa também é opcional e você pode pulá-la se desejar inserir uma foto depois.
Passo 6. Assim que você concluir essas etapas iniciais, clique em “Ir para seu e-mail” para validadar a conta. Clique no link enviado no seu e-mail.

Editando seu perfil no Facebook


Passo 7. No mural do Facebook há cinco opções de ações para você começar a usar a rede social. Clique na segunda, em “Editar Perfil”, para inserir as informações básicas do seu perfil. Clique em “Salvar alterações” assim que terminar o preenchimento.

Infomações do perfil (Foto: Reprodução/Camila Porto de Camargo) 
Informações do perfil (Foto: Reprodução/Camila Porto de Camargo)
 
Passo 8. No lado esquerdo da tela há nove áreas por onde é possível detalhar ainda mais o seu perfil. Há opções de inserir novas fotos, falar sobre seus esportes favoritos, onde você estudou e/ou trabalha, dentre outros. Percorra cada uma delas para criar um perfil bem completo e interessante. Se desejar, no entanto, complete-o depois.
Passo 9. Assim que concluir todas as etapas, clique em “Exibir meu perfil”.
Passo 10. Todas as suas atividades serão compartilhadas com os seus amigos no “Mural”. Nele, também aparecerão as atividades mais recentes de todos os seus amigos. Para compartilhar uma foto, link, vídeo ou texto, basta selecionar a opção desejada no quadro “No que você está pensando agora?” e publicá-lo.
Passo 11. Percorra as opções de “Fotos” para fazer o upload de mais fotos no seu perfil e criar álbuns; e depois vá em “Amigos” para encontrar mais pessoas conhecidas.

Curtir páginas de empresas, artistas ou sites (Foto: Reprodução/Camila Porto de Camargo) 
Curtir páginas de empresas, artistas ou sites (Foto: Reprodução/Camila Porto de Camargo)

O Facebook permite que você envie mensagens privadas para qualquer pessoa que participe da rede social. O Orkut tem como ferramenta semelhante os "Depoimentos". Para enviar uma mensagem privada, clique em “Mensagens” e depois em “Escrever mensagem” ou “Nova mensagem”. Em seguida, no campo “Para”, escreva o nome do destinatário, o assunto e a mensagem.
Enviar uma mensagem (Foto: Reprodução/Camila Porto) 
Enviar uma mensagem (Foto: Reprodução/Camila Porto)


Dicas do Site:  Tech Tudo