terça-feira, 8 de março de 2011

Plataformas vibratórias

Você já deve visto muitas propagandas nestes canais de venda, de Plataformas vibratórias...  mas, será que realmente funciona?

Recentemente li um artigo na revista Marie Claire, falando a respeito:


As placas vibratórias simulam o aumento da gravidade sobre o corpo, fazendo com que os músculos reajam a esse estímulo com contrações. A primeira impressão é a de que um treino feito sobre elas possa ser mais fácil, mas não é. Se fazer um agachamento de maneira errada em solo já pode causar inúmeras complicações nas articulações e na coluna, imagine executar erradamente este mesmo movimento sobre uma plataforma que é instável e vibra rapidamente? O risco de lesão aumenta bastante. Por isso, é fundamental que um professor te acompanhe por todo o treino.

Além de ajudar nas contrações dos músculos, as vibrações também têm efeito massageador, estimulando assim a circulação e o relaxamento do corpo. Se feito de maneira regular (no mínimo, três vezes na semana), um treino sobre placas vibratórias pode, sim, substituir a musculação, trazendo benefícios como o ganho de massa magra e óssea e aumento da consciência corporal.


Escolha com critério a plataforma que você irá usar. Há muitos tipos no mercado, de caseiras a profissionais, e a opção por um aparelho semi-profissional, por exemplo, também pode trazer problemas aos praticantes.


Márcio Atalla- Revista Marie Claire