quarta-feira, 16 de março de 2011

Programa Intervenção

Hoje assisti pela primeira vez o programa Intervenção, que é transmitido pelo canal A&E. Achei um programa forte. Ele tem como principal propósito mostrar pessoas que tem um problema ou vício, onde não encontram nenhuma saída e apenas o fundo do poço é seu destino. Sem censura, cada episódio traz uma história comovente de fracasso e sucesso, e a constante luta entre a vida e a morte, mostrando como cada minuto conta e como uma decisão pode destruir ou salvar. Este programa estreiou no Brasil após ganhar um Emmy e alcançar grande sucesso nos Estados Unidos.

Longe de ser agressivo ou forçado, a intervenção é um processo em que os entes queridos demonstram o seu amor e preocupação em relação à pessoa envolvida em algum tipo de comportamento autodestrutivo. O processo também envolve especialistas (ou interventores), que se aproximam do viciado e de seu círculo mais próximo para fazê-los compreender o problema e aceitar ajuda.

Nos Estados Unidos, Intervenção conseguiu nos últimos sete anos recuperar definitivamente mais de 70% dos casos de dependência. Das 169 intervenções, 134 pessoas não tiveram recaída. É um número impressionante, que mostra a eficiência deste processo inovador de reabilitação. 


O epsódio a que assisti foi o de Sonia e Julia. Sonia e Julia, são gêmeas idênticas, cresceram com todos os mimos que seus pais, imigrantes poloneses, lhes proporcionaram com grande esforço. No entanto, tiveram de tudo menos empatia uma pela outra e amor de irmãs. Agora são rivais em uma competição absurda de quem é a mais magra, o que as levou a uma anorexia mortal, que as consome a cada dia que passa.

Se você possui Tv a Cabo, passa no canal 83 da Net Digital.

Horários deste programa:

DATAHORÁRIO
Os horários são fornecidos pelas emissoras e estão sujeitos a alterações.
16/0313:00
19/0319:00
22/0322:00
23/0302:00
26/0318:00

A primeira etapa de uma intervenção é uma sessão de treinamento feita por um interventor e especialistas, na qual os membros da família e amigos passam a entender melhor o comportamento destrutivo da pessoa, desde sua possível causa até o impacto na saúde física e mental. Esta informação os prepara para apoiar de forma eficaz a recuperação do viciado, que pode incluir aconselhamento para os familiares, que sem saber podem estar contribuindo para o comportamento autodestrutivo ou que foram afetados pela crise do seu ente querido. 
Com uma hora de duração, cada episódio revela a história de um viciado e mostra o processo de intervenção, a partir de um olhar íntimo sobre a vida cotidiana da pessoa imersa em algum comportamento autodestrutivo e do sofrimento de suas famílias, até o momento em que se chega a uma solução.  

Os Intervencionistas:

Jeff Vanvonderen

Consultor e especialista com mais de 25 anos de experiência ajudando viciados e suas famílias. Além disso, já trabalhou com diferentes organizações responsáveis pelo tratamento de diversos vícios e publicou cinco livros sobre o tema, traduzidos para vários idiomas. Para ele, as pessoas ajudam seus entes queridos com as melhores das intenções, mas sem o devido acompanhamento de um profissional, a situação acaba piorando.

Para obter mais informações, visite
www.jeffvanvonderen.com



Candy Finnigan

Especialista em vícios e viciados, sentiu na pele o que é sofrer com esse tipo de mal. Ex-alcoolatra, ela não bebe há 25 anos e admite ainda seguir em recuperação, um dia após outro. Formada pela UCLA, Candy sente um grau intenso de compromisso e responsabilidade com uma profissão considerada pela própria como parte essencial de sua vida.


Para obter mais informações, visite www.candyfinnigan.com



Tendo que enfrentar seus demônios mais sombrios, o viciado, a família e os amigos iniciam o processo de intervenção com medo e muitas vezes com um nível elevado de raiva e frustração. Alguns também se sentem traídos, confusos, culpados e na defensiva. Em busca de um caminho de redenção, a intervenção transforma toda a família para que o viciado sofra uma mudança efetiva.



Você precisa de ajuda?
Igreja Universal do Reino de Deus
 

Argentina:
 
SADA (Subsecretaria de Atencion a las Adicciones)
http://www.sada.gba.gov.ar/
0800 222 5462
ORIENTACION EN ADICCIONES

Brasil:
 
Departamento Psiquiátrico da Universidade Federal de São Paulo
(para álcool e drogas): http://www.uniad.org.br
Narcóticos Anônimos:
http://www.na.org.br/portal/index.php?pagina=adiccao
Internet / Technology Addicted:
http://www.dependenciadeinternet.com.br/
(Hospital das Clínicas – São Paulo)
Álcool e Drogas Sem Distorção - Hosp. Israelita Albert Einstein:
http://apps.einstein.br/alcooledrogas/novosite/index.htm
Ambulim - Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares do IPq-HCFMUSP:
http://www.ambulim.org.br/
AMITI - Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso do IPq-HCFMUSP:
http://www.amiti.com.br
Anonymous Alcoholics:
http://www.alcoolicosanonimos.org.br/

Colômbia:

 FUNDACIÓN FUNDAR
http://www.ffundar.org/
FUNDACIÓN LIBÉRATE
http://www.fundacionliberate.org.co
COLECTIVO AQUÍ Y AHORA
http://www.colectivoaquiyahora.org
FUNDACIÓN HOGARES CLARET
http://www.fundacionhogaresclaret.org