quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

CES 2011

CES é o principal evento de tecnologia do mundo. Começou hoje (6/1/11), em Las Vegas, nos Estados Unidos. Principais destaques foram novos aparelhos na família Galaxy e um notebook que se converte em tablet.

A Samsung aproveitou os 45 minutos de sua coletiva de imprensa na CES para apresentar a um salão lotado de jornalistas novos produtos em todos os muitos segmentos em que atua. De câmeras digitais a TVs gigantescas e extremamente sofisticadas, nenhuma área foi esquecida. Confira as principais novidades.

A família Galaxy cresce

  Aproveitando o sucesso do Galaxy S e Galaxy Tab, a Samsung está adicionado mais alguns membros à sua família de aparelhos com o sistema operacional Android.
O primeiro é uma versão do Galaxy Tab apenas com Wi-Fi, que deve ser mais barata que o modelo 3G/Wi-Fi atualmente disponível nas lojas. Ela deve chegar ao mercado nos EUA ainda no primeiro trimestre de 2011, com preço ainda não definido.

O segundo é o Galaxy Player, a resposta da Samsung ao iPod Touch. Pode ser descrito basicamente como um Samsung Galaxy S sem a parte de telefonia, e será vendido como um media player e dispositivo de acesso à internet.


O Galaxy Player é o primeiro produto em sua categoria certificado pelo Google e com acesso completo ao Android Market. Já está disponível na Coréia do Sul e poderá chegar "em breve" a outros países, mas sem datas ou preços definidos.

O principal destaque entre os "Galaxy", no entanto, é o InFuse, um smartphone que será vendido nos EUA pela AT&T. Muito fino, ele terá um processador de 1.2 GHz, tela Super AMOLED+ de 4.5 polegadas, câmera traseira de 8 MP para fotos e câmera frontal para videochamadas e compatibilidade com redes 4G. Ainda não tem data para chegar ao mercado, nem preço sugerido.

Tablets e notebooks
No segmento de informática a Samsung anunciou uma nova série de laptops batizada de Series 9. O primeiro modelo da família pesa cerca de 1.3 quilos, tem menos de 1.25 cm de espessura e vem equipado com um disco SSD, o que possibilita um tempo de boot de apenas 12 segundos e apenas 3 segundos para acordar da hibernação.

Quem precisa de algo mais portátil pode contar com a Series 7, que inclui um modelo híbrido com um teclado deslizante (como o de um smartphone) que pode funcionar tanto como um tablet quanto como um notebook. A máquina tem teclado multitoque, e roda sistema operacional Windows 7.

TVs em 3D e mais "inteligentes"
Para a Samsung, as TVs 3D e os modelos "inteligentes" (smart tvs) são o segmento mais quente no momento. Segundo a empresa, no primeiro ano de mercado foram vendidas 1 milhão de unidades de TVs 3D nos EUA, uma taxa de adoção superior à de produtos consagrados como players de DVD e Blu-Ray no mesmo período. A previsão para 2011 é que esse mercado cresça seis vezes, para um total de 6 milhões de unidades.

Muitos destes aparelhos serão o que a empresa chama de "Smart TVs", aparelhos conectados à internet e capazes de executar aplicativos desenvolvidos sob medida. Dois terços dos modelos lançados pela empresa neste ano contarão com este recurso.

Segundo John Revie, Vice-Presidente Sênior da Samsung Consumer Electronics America, a empresa já tem 300 aplicativos à disposição para seus aparelhos na loja Samsung Apps, que já foram baixados 1.5 milhão de vezes. Pode parecer pouco se comparado ao número de títulos disponíveis nas lojas da Apple ou Google, mas de acordo com o executivo, no mercado TVs o que importa é a relevância dos aplicativos disponíveis, não sua quantidade. A empresa incentiva a criação de novos aplicativos através de eventos voltados aos desenvolvedores e concursos com prêmios em dinheiro.

As TVs Samsung de 2011 terão bordas ainda mais finais, com até meio centímetro de espessura. Nos modelos com telas de Plasma a redução no tamanho das bordas permitiu aumentar o tamanho da tela sem mudar o tamanho dos aparelhos, resultando no que a Samsung chama de "Plasma+1": Em vez dos tamanhos tradicionais como 42, 50, 58 e 63 polegadas, as telas terão tamanhos de 43, 51, 59 e 64 polegadas.

A fabricante também investiu em tecnologias para tornar o uso dos aparelhos mais fácil. O sistema 1 foot connection facilita a transferência de imagens, vídeos e músicas de câmeras e smartphones para a TV. Os óculos 3D ficaram mais leves e flexíveis, e portanto mais confortáveis de usar. E um novo controle remoto com tela sensível ao toque e teclado QWERTY facilita a busca por conteúdo.
Fonte:   PC World