segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Sobram quase 40 mil vagas em faculdades públicas


Para professor, uma das razões é a falta de planejamento em relação à demanda

Mais de 39,5 mil vagas oferecidas em vestibulares de instituições públicas de todo o país ficaram ociosas em 2009. O número representa 10% do total de vagas oferecidas e um crescimento de 7,7% em relação a 2008, segundo revelou o Censo do Ensino Superior, divulgado na última quinta-feira (13) pelo MEC (Ministério da Educação). Apenas no Estado de São Paulo, 9,8 mil vagas não foram preenchidas.

A maior parte da ociosidade está nas redes públicas municipais (27,6 mil) e estaduais (10 mil). Nos institutos e universidades federais sobraram 1,9 mil vagas. Para o professor Oscar Hipólito, do Instituto Lobo de Educação, tal índice de ociosidade é "vergonhoso".

- É uma coisa que não deveria acontecer em um país com um número relativamente baixo de oferta de ensino superior, em especial de ensino público.

Para o professor, uma das razões é a falta de planejamento em relação à demanda.

A taxa de ociosidade é ainda maior na rede privada, onde sobraram 58% das 2,7 milhões de vagas abertas em 2009. A maioria das instituições tem autonomia para ampliar vagas e abrir novos cursos, mas grande parte acaba não sendo preenchida. O censo também mostra queda no número de matrículas em cursos particulares - foram 41,3 mil a menos que em 2008. Ainda assim, os alunos das privadas representam 73,5% do total.


Fonte:    Portal R7