terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Descobrindo a sua linguagem do amor

Você e seu cônjuge se amam? 

Aprendam como expressar esse amor de forma eficaz.


Descobrindo a sua linguagem do amor
 
Você se sente realmente amado pelo seu cônjuge? Ele se sente realmente amado por você? Se a sua resposta é não, talvez seja porque você nunca aprendeu a falar a linguagem principal do amor de seu cônjuge.

Depois de trinta anos de aconselhamento conjugal, eu aprendi que existem basicamente cinco linguagens do amor - cinco maneiras pelas quais as pessoas expressam e entendem o amor emocional. O importante é aprender a falar a linguagem do amor de seu cônjuge.

O que fere você?
O que faz você se sentir amado(a)? Qual o seu principal desejo? Se você não sabe a resposta para essas perguntas, talvez seja necessário analisar o uso negativo das linguagens do amor. O que o seu esposo faz que fere você profundamente? Se as maiores dores no seu casamento provêm das palavras criticas do seu cônjuge, é bem provável que a sua linguagem do amor seja "palavras de afirmação".

O que eu mais peço?
Outra forma de descobrir a sua linguagem do amor é perguntar: "O que eu mais peço do meu esposo?" Certa vez, uma esposa me disse: "Quando perguntei isso, minha linguagem do amor ficou óbvia. Vez após vez pedi "tempo de qualidade" ao meu esposo. Quando ele não me respondia, ou não tinha tempo para me atender, sentia que não era amada".

Continue aprendendo!
Do que eu mais reclamo? O que eu mais peço? Como eu expresso o meu amor a outras pessoas? Responder a essas três perguntas é um jeito fácil de descobrir a sua principal linguagem do amor. Da mesma forma, analisar as reações e pedidos de seu marido, ou de sua esposa, podem lhe mostrar as melhores maneiras de expressar o seu amor.

Um dos nossos maiores desejos é nos sentirmos verdadeiramente amados por nossos cônjuges. A chave para preencher as necessidades de amor de nossos queridos é aprender o que podemos fazer para que eles se sintam verdadeiramente amados.

Estou convencido de que manter o reservatório de amor totalmente abastecido é tão importante para o casamento quanto cuidar do nível de óleo do carro. Viver o casamento com o reservatório de amor vazio pode custar mais caro à relação do que dirigir o carro sem óleo.

Seja qual for a qualidade de seu relacionamento agora, sempre dá para melhorar.


Excertos extraídos de As cinco linguagens do amor, de Gary Chapman.