sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Motorola anuncia tablet e smartphone que substitui o desktop e notebook

Xoom será o primeiro aparelho com uma versão do sistema Android otimizada para tablets. Já o Atrix 4G é capaz de acessar redes 4G.
 
Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira no Hotel Venetian, em Las Vegas, a Motorola anunciou uma nova linha de aparelhos. Entre os produtos apresentados estão vários smartphones Android capazes de se conectar a redes de telefonia de quarta geração e o aguardado tablet Xoom, que será o primeiro aparelho no mercado com uma versão do sistema operacional Android otimizada para o formato. A própria Google vazou na CES um vídeo sobre o Android 3.0 ou Honeycomb.

Atrix, o faz tudo
O primeiro destaque da conferência foi o Atrix 4G, um "super smartphone" que segundo Sanjay Jha, CEO da Motorola Mobility, "vai mudar a forma como trabalhamos e nos divertimos".
As especificações técnicas impressionam: um processador dual-core de 1 GHz, 1 GB de memória RAM, 16 GB de memória interna, uma imensa bateria de 1930 mAh e a capacidade de se conectar a redes de telefonia 4G, que estão começando a se difundir nos EUA.

Mas é o que ele faz que é mais impressionante. Sozinho, o Atrix 4G é um smartphone comum. Mas conectado a uma base (docking station) dotada de 3 portas USB e uma saída HDMI ele se torna um computador desktop, capaz de rodar, além de todos os aplicativos típicos de um smartphone Android, uma versão completa do navegador Firefox, com suporte a vídeos e animações em Flash. O recurso foi batizado pela Motorola de "webtop", e é único no mercado.
atrix

É possível plugar o Atrix 4G à base e, acompanhado de um teclado e mouse USB e um monitor, usá-lo como um PC nas tarefas do dia a dia. Quando terminar, é só desplugar o aparelho e colocá-lo no bolso. E quem precisa de mobilidade não fica de fora, já que a Motorola anunciou também uma base dotada de teclado e monitor LCD de 11.6 polegadas que transforma o Atrix 4G em um notebook, completo com uma bateria extra para 8 a 10 horas de uso contínuo.
O Motorola Atrix 4G será comercializado nos EUA pela operadora AT&T. Preço e data de chegada às lojas não foram divulgados.

Xoom, o primeiro tablet com Android "Honeycomb"
A Motorola também anunciou o aguardado Xoom, seu tablet com sistema operacional Android que é visto como concorrente de produtos já existentes como o Galaxy Tab e iPad. Como esperado, o aparelho será o primeiro a chegar ao mercado rodando uma nova versão do sistema operacional Android, batizada de Honeycomb e otimizada para uso em Tablets. 

Entre outras coisas isso significa aplicativos (como Google Maps e Gmail) que tiram melhor proveito da tela de alta-resolução. Características importantes já existentes nas versões atuais do Android, como a multitarefa e suporte a widgets continuam presentes.
xoom
O Xoom terá um processador dual-core de 1 GHz, uma tela widescreen de 1280x800 pixels e 10.1 polegadas com proporção de 16:10, módulo para acesso a redes 3G atualizável para 4G e uma câmera traseira de 5 MP capaz de gravar vídeos em resolução HD (720p), bem como uma câmera frontal de 2 MP para videochamadas

O aparelho foi desenvolvido a partir de uma parceria entre a Google, Motorola e a operadora de telefonia Verizon, que irá vendê-lo. A expectativa é que ele chegue às lojas, nos EUA, ainda no primeiro trimestre de 2011. A atualização para 4G está programada para o segundo trimestre deste ano. O preço não foi divulgado.


Fonte:   PC World